O que é o DataSUS?

                      O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) surgiu em 1991 com a criação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), pelo Decreto 100 de 16.04.1991. Na época, a Fundação passou a exercer a função de controle e processamento das contas referentes à saúde que antes era da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV). Foi então formalizada a criação e as competências do DATASUS, que tem como responsabilidade prover os órgãos do SUS de sistemas de informação e suporte de informática, necessários ao processo de planejamento, operação e controle.
                 O DATASUS é órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde e a ele compete a manutenção de bases de dados nacionais, apoio e consultoria na implantação de sistemas e coordenação das atividades de informática inerentes ao funcionamento integrado dos mesmos.
                        Suas principais linhas de atuação são:
a) manutenção das bases nacionais do Sistema de Informações de Saúde;
b) disseminação de Informações em Saúde para a Gestão e o Controle Social do SUS bem como para apoio à Pesquisa em Saúde;
c) desenvolvimento de sistemas de informação de saúde necessários ao SUS;
d) desenvolvimento, seleção e disseminação de tecnologias de informática para a saúde, adequadas ao país; 
e) consultoria para a elaboração de sistemas do planejamento, controle e operação do SUS;
f) suporte técnico para informatização dos sistemas de interesse do SUS, em todos os níveis;
g) normatização de procedimentos, softwares e de ambientes de informática para o SUS;
h) apoio à capacitação das secretarias estaduais e municipais de saúde para a absorção dos sistemas de informações no seu nível de competência; e
i) incentivo e apoio na formação da RNIS - Rede Nacional de Informações em Saúde na Internet, e outros serviços complementares de interesse do SUS como redes físicas (InfoSUS), BBS e vídeo-conferência.
                O DATASUS é responsável por organizar, validar e publicar anualmente os Indicadores e Dados Básicos para a Saúde (IDB), tanto na versão na internet quanto em folheto impresso, segundo diretrizes derivadas das instâncias colegiadas e de apoio técnico da Ripsa. 
                      Através do Portal de Saúde do Cidadão, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ter acesso ao seu histórico de registros das ações e serviços de saúde no SUS. Ele poderá conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular.
                    O Portal é dividido em duas áreas. A primeira com acesso livre, onde é possível encontrar informações sobre o Cartão Nacional de Saúde, permitindo ainda a pesquisa de um Cartão existente e o pré-cadastro para quem ainda não possui o cartão. A segunda é restrita àqueles que já possuem o cartão e senha de acesso. Nela estão contidas informações pessoais, como exames, procedimentos médicos e medicamentos adquiridos no Programa Farmácia Popular.
             O usuário também pode acrescentar informações que julgue importantes relacionadas à sua saúde, como alergias, por exemplo, o que pode subsidiar a equipe médica que lhe atender. Ele também poderá autorizar profissionais de saúde a terem acesso às informações pessoais.
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